O que é SINIAV?

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O SINIAV (Sistema de Identificação Automática de Veículos) é um projeto que oferece a identificação de veículos através de chips eletrônicos.  Os chips possuem informações detalhadas do veículo tais como chassi, placa, RENAVAM,  ano, modelo e dados privados para casos de veículos de empresas.

A instalação do chip é simples, basta cola-lo no para-brisa no veículo. Todas as informações serão capturadas através de radares instalados em vias públicas, a leitura é possível para veículos que andem até 160km/h e permitem atualizar dados se o veículo estiver até 80 km/h.

Em cada DETRAN haverá uma central de recepção dos dados. Quando recebidos esses dados a central retransmiti essas informações para as demais centrais nacionais, isso permite melhor controle para casos de possíveis casos de sequestros, furto ou roubos de cargas.

Funções do SINIAV 

Organizar o Trânsito – permitirá controlar melhor os fluxos em semáforos controlando conforme o volume de veículos em cada sentido. Modificando o controle do semáforo de tempo para demanda de veículos.

Fiscalização Eletrônica – Irá identificar veículos que estão circulando de forma irregular como documentos em atraso, multas e impostos. Caso existir uma blitz programada, o veículo será parado e motorista atuado.

Maior segurança contra roubo – Com o uso do sistema quando o veículo for roubado o proprietário informando a polícia é possível identificar a localização do veículo. Menos eficaz que o rastreamento de GPS, porém permite identificar onde o veículo passou.

Rastreamento de veículos – Disponibilizado para empresas de transporte, funciona de forma similar ao rastreamento de veículos roubados. Quando os caminhões estiverem cadastrados, toda vez que um deles passar por uma antena, os dados serão atualizados nas centrais do DENATRAN e enviados para a empresa contratante.

Como funciona

Quando entra em vigor?

O projeto é discutido desde de 2006, tinha um prazo de entrar em vigor até dia 30 de junho de 2015, sendo obrigatório todos veículos estarem devidamente cadastrados e os equipamentos protocolados pelo DETRAN do estado responsável.

Para veículos não cadastrados no sistema SINIAV os motoristas serão multados e perderão 5 pontos na carteira.

 Pedido de Prorrogação

Tirando o estado de Roraima que iniciou o processo mas logo parou por suspeita de cobrança abusivas e contratos com a empresa que fornece os chips. Os demais estados não fizeram a licitação dos equipamentos, ou seja mesmo que a lei entre em vigor, não será possível cumpri-la.

No dia 29/04/2015(quarta-feira) 10 representantes de ministérios se reuniriam no Contran para solicitar o adiamento da resolução, porém, nenhuma alteração até o momento.

Custos

Outro problema que não está bem esclarecidos são os custos e quem deve arcar.

A resolução 412 do Contran não determina o quanto e nem quem vai arcar com os sustos da instalação e configuração do chip.
“A maior dúvida dos Detrans é o fato de não termos orçamento específico para essa atividade, que tem um custo expressivo porque envolve tecnologia, para chips e torres de monitoramento. Não nos mexemos pelas dúvidas que temos sobre a transferência de um custo para o cidadão”, afirmou  no G1 Marcos Traad, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), que são os responsáveis pela instalação.

O projeto já aguarda 9 anos para sair finalmente no papel, mas aparentemente não será no ano de 2015  que entrará em vigor.



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